Sobre começar um blog

Post introdutório é clichê? Sim, mas estou aqui fazendo o meu e apresentando um pouco do que tratarei nesse blog, que espero atualizar semanalmente com discussões interessante e que possam contribuir com o crescimento meu e de outras pessoas que se identificam com os temas que irei tratar aqui. Pra quem não me conhece é super indicado ler o “Sobre mim”. Na realidade o blog não tem um tema definido, será formado por uma miscelânea de posts que refletem o que está me tirando o sono no momento.

Na UFF estou trabalhando com um grupo de pesquisa sobre circulação e impacto científico, logo deve ter alguns textos sobre esse tema, análises de lattes, diferenças entre áreas de produção de ciência no Brasil e formação de pesquisadores no Brasil. Ao que tudo indica a linguagem principal de desenvolvimento de algoritmos será o R, o que está me forçando a aprender sobre a linguagem de maneira desesperada.

Juntamente com o R, há vários programas que gostaria de ter mais familiaridade, como o Tableau, a plataforma do Stilingue, linguagem Python ( que eu percebi ser muito usada em conjunto com o R) entre tantos outros que aparecerão no futuro próximo.

Um dos motivos mais interessantes que me fez colocar esse blog no ar foi a possibilidade de dialogar sobre temas ligados ao que desejo desenvolver como trabalho de conclusão de curso. Não bastasse ter um queda pela computação e pela estatística, estou desenvolvendo um projeto que tem essas duas áreas como ferramenta para discussão na área de comunicação. Atualmente o tema do projeto está na voltado para um algoritmo de predição de interação, mas que pode sofrer muitas alterações no caminho.

Além disso, sempre tenho umas ideias aleatórias que parecem não fazer sentido individualmente mas que me possibilitam testar novas metodologias e me aprofundar em novas discussões, como pornografia, memes e geolocalização.

Enfim, o Data7 é um blog para pessoas que gostam de saber o porquê das coisas.

Escrito por Janderson Toth

Meu nome é Janderson, tenho 24 anos e sou graduando em Estudos de Mídia/UFF. Vivo fazendo tutorias, me perco nos animes e meu super-herói favorito é o John Constantine. Escrevo para aprender a escrever(?) e para desenvolver meus estudos em análise de redes sociais e programação em R.